Revista Jacobin Brasil é uma das recomendações para Ler do Eixo XYZ especial de Ano Novo | Reprodução, Jacobin Brasil

Nos Eixos #4 — Para ler, ver e ouvir em 2023

Olá, aqui é o Victor e feliz Ano Novo! Eu disse na semana passada que não iria me comprometer com uma edição da newsletter na primeira semana de janeiro, mas não consegui me conter e começo a escrever a Nos Eixos de número quatro na segunda-feira, dia 2 de janeiro.

Temos um grande ano pela frente, muito mais animador e positivo graças à chegada de um novo presidente que preza pelos mais pobres. Entre os eletrônicos, o ano começa com a CES 2023, maior feira de tecnologia do ano com vários lançamentos das principais marcas do mercado.

Agradeço imensamente a cada pessoa que têm assinado e lido à Nos Eixos, e que tenhamos todos um 2023 muito melhor que os últimos quatro anos combinados.

Baixe o aplicativo do Substack no Android ou no iOS e comente as edições da Nos Eixos. Você também pode responder aos e-mails para falar diretamente comigo ou entrar em contato por victor@eixoxyz.com.


Eixo X — Algumas poucas notícias da semana.

Presidente Lula sobe rampa do Palácio do Planalto para receber das mãos de quem representa o povo brasileiro a faixa presidencial, um dos momentos mais marcantes da história do Brasil | Eraldo Peres, Associated Press

Luís Inácio Lula da Silva tomou posse em Brasilia e começa seu terceiro mandato como presidente do Brasil. Depois de quatro anos obscuros sob o governo genocida, negacionista e criminoso de Jair Bolsonaro, temos agora um presidente humano capaz de dialogar com o Brasil e o mundo cuja meta é diminuir a fome e desigualdade que cresceu (e foi alimentada) assustadoramente cada vez mais desde 2018. Temos um grande trabalho de reconstrução pela frente, e o ano de 2023 começa muito mais esperançoso.

Maior evento de tecnologia e eletrônicos de consumo do mundo acontece esta semana, e próxima edição da Nos Eixos será dedicada aos principais anúncios e novidades apresentados na CES 2023 | Patrick T. Fallon, AFP

A Consumer Electronic Show 2023 agita o começo do ano para nós jornalistas e redatores de tecnologia. A maior conferência de eletrônicos de consumo do ano acontece na cidade de Las Vegas entre os dias 5 e 8 de janeiro, mas várias empresas aproveitam as vésperas para antecipar novidades que serão exibidas ao público.

A Samsung, por exemplo, anunciou uma nova série de monitores poderosos — como o lindo ViewFinity S9 que mira o Studio Display da Apple — e novos eletrodomésticos customizáveis da linha Bespoke.

Várias empresas confirmaram em teasers ou tiveram detalhes vazados a respeito do que será apresentado no evento principal; a Volkswagen deve apresentar um novo carro elétrico para competir com a Tesla, a Motorola dará destaque ao Lenovo ThinkPhone e a LG apresentará eletrodomésticos atualizáveis.

A edição da próxima semana da Nos Eixos será sobre os principais anúncios da CES 2023. Se quiser acompanhar os eventos (pelo horário de Brasilia), saiba que o primeiro dia será o mais agitado:

  • Quarta-feira, 4 de janeiro
    • 13:00 — Conferência da LG
    • 13:00 — Conferência da Lenovo
    • 18:00 — Conferência da Canon
    • 19:00 — Conferência da Samsung
    • 20:00 — Conferência da Hyundai
    • 22:00 — Conferência da Sony
    • 23:30 — Conferência da AMD
  • Quinta-feira, 5 de janeiro
    • 01:00 — Conferência da BWM
    • 18:00 — Conferência da Toyota
    • 19:00 — Conferência da Stellantis (Fiat, Jeep, Peugeot, Citroën e mais)
Grande aposta da Netflix para 2022, “1899” de Baran Bo Odar e Jantje Friese, criadores de “Dark”, foi cancelada após uma única temporada | Netflix

Seguindo a onda de cancelamentos da Netflix, o criador Baran Bo Odar confirmou que 1899 não foi renovada para uma segunda temporada e, assim, um dos maiores investimentos da plataforma de streaming no ano passado está oficialmente inacabado. Talvez a Netflix devesse apostar mais em minisséries, não é?

Isso me lembra a patética decisão tomada pela HBO de não apenas cancelar a quinta temporada de Westworld (que já seria a última), como também remover toda a série do catálogo de streaming e, assim, engavetar uma das primeiras temporadas mais sólidas, bem escritas e bem dirigidas entre as séries do século XXI.

Sigo repetindo que a aposta da Netflix em lançar temporadas inteiras em um único dia não tem futuro, e que a fusão da Discovery com a WarnerMedia foi um dos piores acontecimentos para o mercado do entretenimento.


Eixos Y e Z: as recomendações para ler, ver e ouvir em 2023.

Vou tomar a liberdade de unir os Eixos Y e Z nesta primeira edição da newsletter do ano por dois motivos: as recomendações ficaram grandes e, por estar escrevendo a publicação na noite do dia 2 de janeiro, não quero um tema principal raso. Por isso também não dei grande atenção para o Eixo X, já que passei os últimos dias bastante alheio às notícias e principais novidades, mas na semana que vem voltamos à programação normal.

Dito isso, em vez de apenas três opções para ler, ver e ouvir, vou recomendar uma série de canais de YouTube, criadores no TikTok, podcasts, jornais e newsletter para acompanhar em 2023 que possa valer a sua atenção.

•••

Para ler: jornais e newsletter para acompanhar em 2023.

Revista Jacobin Brasil é minha primeira descoberta de 2023 | Jacobin Brasil

Enquanto ainda prometo começar Estou Feliz que Minha Mãe Morreu da Jannette McCurdy (a Sam, do seriado iCarly) esta semana, deixo de recomendação algumas publicações, jornais e newsletters para ler e apoiar este ano.

Se o The Intercept Brasil mantém seu excelente jornalismo independente de pé isso acontece graças ao apoio dos leitores. O Le Monde Diplomatique Brasil também aposta em independência com autonomia editorial para excelentes publicações e artigos, e com tiragens mensais (você pode assinar para apoiar e garantir as edições físicas). Recomendo ainda a recém-descoberta por mim Jacobin Brasil, uma revista com perspectiva socialista na política, economia e cultura com edições impressas e assinatura anual (devo voltar a recomendar assim que receber as edições físicas que comprei, mas você pode ter um gostinho do que esperar com a leitura de “Multiversos, metaversos e o espetáculo do realismo capitalista”).

Entre newsletters que tenho descoberto recentemente, todas no aplicativo do Substack — que sugiro fortemente o download —, recomendo a OutraCozinha da Carla Soares (os “13 presentes anticapitalistas para o Natal” valem para outras datas comemorativas), a Coffice de Guilherme Lobão que fala de trabalho acompanhado de um café e a Margem Newsletter sobre cultura e entretenimento, além da Associação dos Sem Carisma recomendada por minha amiga e que se diferencia pelo excelente dinamismo de blocos escritos por diferentes integrantes da newsletter.

•••

Para ver: criadores no YouTube e TikTok para acompanhar em 2023.

No YouTube: Os vídeos didáticos do Jones Manoel, do Pirulla e do História Pública sobre cultura e sociedade, os do ABC Terra e do Zoomundo sobre o passado do nosso planeta, os vídeos sobre exploração espacial do Dobra Espacial, os do Atlas Pro e do Astrum sobre a Terra, Sistema Solar e Universo, e os vídeos de cuidado com plantas do Cultivando. As lindas casas que aparecem no The Local Project, no Achitecture Hunter e no Simple Dwelling — excelente pra assistir durante o almoço. As receitas cheias de cuidado e carinho da Paola Carosella — para te inspirar a preparar o almoço. O foco em câmera e fotografia do Willem Verbeek, do Grainydays, do Kyle McDougall e do ainda pequeno The Big Negative. E o indescritível canal do Posy que fala desde telas segmentadas, a velhos e antigos aparelhos de som e as cores da água quente com uma produção exageradamente cuidadosa.

No TikTok: A Carmem Ferreira conta relatos absurdos que nos fazem passar raiva com situações vividas por outros. Vídeos de pedra, papel e tesoura na sua linha do tempo. O cara que quebra pedras para ver o que há dentro e tem uma música de abertura muito viciante. O osciloscópio hipnotizante de Jay Fitz e de LoomaO gatinho que mastiga. As opiniões diretas e acertadas do Antídoto sobre política. Os ótimos vídeos do professor e historiador Dr. Odir Fontoura. A beleza calma das ilustrações em loop do The Names Nick. As ótimas dicas de receitas para marmitas da Ah NectarinaDicas de vinhos para quem quer diversificar o paladar. O diário de bike do Isac Ness que está me fazendo querer uma bicicleta. E as artes retrô com foco em saúde mental do Sidewalk Flowers (no Twitter, o Nelson tem uma linda abordagem semelhante).

•••

Para ouvir: podcasts para acompanhar em 2023.

Se eu tenho lido pouco nos últimos meses, mas resgatado o hábito graças às newsletters e jornais, tenho consumido ainda menos os podcasts e dado lugar para música. Não consigo prestar atenção durante o trabalho e, no meu tempo livre, acabo preferindo a companhia de novos e velhos álbuns. Como trabalho em home-office, também não tenho como ouvir durante o transporte para o escritório (que fica na frente da minha cama).

Mas vou tentar mudar isso nos próximos meses para recomendar novos podcasts interessantes para quem tem interesse em expandir a biblioteca do que escutar nos momentos que eu não tenho. E para isso até farei o sacrifício de voltar a usar o Spotify (prefiro o Apple Podcasts pela praticidade de ter um app dedicado a isso em vez da confusão que é a interface do Spotify, mas fazer o que, né?).

Até lá, recomendo os clássicos: o sempre excelente Modus Operandi sobre crimes reais, o ótimo Revolushow, o Imagina Juntas que agora está também em vídeo e o ótimo podcast UP com debates e comentários sobre o mundo dos jogos. Eleito um dos melhores podcasts de 2021 pelo Apple Podcasts, não posso deixar de recomendar os impecáveis oito episódios do já concluído Primeiro Contato, uma grande aula de jornalismo do Henrique Sampaio que fala sobre a chegada dos computadores e jogos ao Brasil com contexto político e social, entrevistas inéditas, edição primorosa e temas muito necessários.


E é isso para esta edição ligeiramente apressada que não estava nos meus planos. Estou realmente gostando de escrever a Nos Eixos e muito animado para 2023.

Torço para que todos tenhamos o melhor ano de nossas vidas com maior consciência política e de classe para evitar os erros do passado e lembrar dos danos causados para que eles não se repitam. Que continuemos assistindo aos ótimos filmes e séries que prometem tornar 2023 inesquecível, além de dar atenção a criadores, artistas e jornalistas que merecem nosso apoio. Tudo isso ao lado de quem importa e com um pouco mais de saúde mental.

Até a próxima terça!