Eu tentei usar o iPad como meu computador. O resultado foi esse.

Eu tentei usar o meu iPad Pro (M4) como meu único computador nos últimos dias. E depois de centenas de horas de testes, esse foi o resultado.

Será que dá pra usar o iPad como um computador? Sim… e não.

No vídeo dessa semana do Eixo XYZ, eu decidi substituir totalmente o meu Mac mini pelo iPad Pro e passei os últimos dias usando o tablet mais completo da Apple para fazer tudo: escrever a newsletter, editar fotos, postar no Instagram, criar notícias no meu site e até editar o próprio vídeo.

O resultado vocês podem ter visto no decorrer dessa semana, especialmente ontem (com o vídeo) e hoje (nessa newsletter). E para mim, nada mudou em relação à qualidade. Ainda sou capaz de entregar tudo aquilo que me disponho a entregar, sem comprometimento nenhum.

Infelizmente algumas tarefas levam mais tempo para realizar porque o iPadOS (o sistema operacional do iPad) é mais limitado e simples que o macOS. E por mais que isso poderia ser uma questão negativa, pra mim acaba sendo um ponto extremamente positivo.

Eu falo no vídeo sobre intencionalidade. Trabalhar no iPad é saber que eu vou conseguir fazer meu trabalho de forma muito mais eficiente e rápida por causa das limitações dele. Como a interface é menos complexa, com menos botões, uma quantidade menor de menus e janelas que não ficam amontoadas uma em cima da outra, eu não me distraio tanto como no Mac.

É sentar, organizar as janelas no monitor e começar a escrever. Às vezes as ideias simplesmente fluem e o texto desliza com uma suavidade impressionante, e ter um teclado gostoso de escrever ajuda bastante.

E é exatamente por tudo isso que eu acabei optando pelo iPad Pro com Magic Keyboard em vez de comprar um MacBook Air ou Pro. Não é sobre a potência do equipamento, mas o que eu vou fazer com ele.

Não adianda eu ter o Mac mais poderoso do mundo se eu levo muito mais tempo para terminar um texto simples, entendem?

E no vídeo dessa semana lá no Eixo XYZ eu falo sobre isso, indicando os pontos positivos e os pontos negativos de usar o iPad como computador principal. Não é perfeito (afinal, nada é), mas me permite fazer o meu trabalho da melhor forma e isso é mais do que o suficiente para mim.

Assista ao vídeo lá no YouTube e não se esqueça de comentar com elogios, críticas, sugestões de vídeos e o que mais você quiser falar.

Você também deixar também um comentário aqui na newsletter usando o aplicativo do Substack. E aproveitar para descobrir várias publicações excelentes de outros criadores de conteúdo.


Encontrou um erro na matéria? Mande um e-mail para contato@eixoxyz.com.

Creative Commons — O texto deste artigo é de exclusividade do Eixo XYZ. A violação dos direitos é crime (Art. 184, Código Penal). Em caso de citação, mencione o nome site com endereço.

Victor Carvalho é criador do Eixo XYZ, atua profissionalmente há mais de 7 anos como jornalista de tecnologia e escreveu para Canaltech, TudoCelular e Nextpit.