Em resumo:
- Novos iPad Pro com 11″ (OLED) e 12,9″ (mini-LED)
- AirTags, AirPods e Apple TV
- Serviço de assinatura do Apple Podcasts
- Suposto iMac de diferentes cores e processador M1
- Suposto iPad mini de 6ª geração
A Apple realiza hoje o evento Spring Loaded com possível grande destaque para os novos iPad Pro, em especial ao modelo de 12,9 polegadas que deve adotar a nova tecnologia de tela mini-LED, oferecendo painel mais brilhante, com menor consumo de energia e mais barato que o OLED.
Enquanto o nome do evento em inglês é uma grande incógnita, no espanhol a Apple traduziu oficialmente para “Novidades de todas as cores”, o que deixa espaço para duas teorias: podemos imaginar que pode fazer referência à tela mini-LED do iPad Pro maior ou então às opções de cores de outros dispositivos que podem ser anunciados.
Por enquanto, uma coisa de cada vez. Vamos começar com o que temos maior certeza de que deve ser apresentado no evento.
iPad Pro com nova Apple Pencil e novo Magic Keyboard.
Há meses rumores indicam que um novo iPad Pro com tela mini-LED chegará ao mercado no começo de 2021. Já tivemos vazamentos de dados, de mockups e informações precisas de pessoas renomadas na indústria como Mark Gurman e Ming-Chi Kuo falando sobre o mesmo aparelho. E ele chegará hoje.
Serão dois iPad Pro anunciados: o modelo de 11 polegadas não vai oferecer nenhuma mudança significativa em design, mantendo tudo que já conhecemos em relação ao modelo de atual geração, incluindo o conector na traseira, câmeras e tela. A única mudança esperada para o modelo menor é a atualização de processador.
Já a versão de 12,9 polegadas será a grande novidade. A Apple estaria preparando uma atualização do chip A14 Bionic e mudanças importantes na tela, além de ajustes de design sutis, mas importantes para suportar um novo Magic Keyboard com teclas de função.
Uma nova geração da Apple Pencil também é esperada, uma vez que a própria já vazou há algumas semanas exibindo seu design mais curto e com acabamento brilhante.
AirTags.
Com rumores circulando pela internet desde 2019, o AirTags é o acessório de localização da Apple esperado para ser anunciado durante todo o desgastante ano de 2020, mas que sempre foi adiado internamente pela Apple por conta da pandemia.
Esperado para quase todos os eventos do ano passado, com o Spring Loaded a Apple pode finalmente anunciar o AirTags, uma vez que a vacinação em outros países tem permitido que mais pessoas voltem a viver uma vida mais próxima do normal (mas ainda com restrições).
Dessa forma, o acessório pode ser finalmente anunciado destacando funcionalidades como encontrar o molho de chaves, bolsa, saber com precisão a localização do seu animal de estimação ou até mesmo da bicicleta.
A Apple deve destacar também as funções de segurança integradas ao AirTags, que não permitiria que usuários colocassem o acessório para rastrear uma pessoa.
Novo AirPods.
Embora a Apple siga promovendo os atuais AirPods por toda a internet com propagandas nas redes sociais, há uma certa expectativa para o lançamento da terceira geração do fone de entrada.
Ele vai adotar um novo design mais próximo do AirPods Pro, com haste mais curta e novo formato para o corpo, mas sem oferecer grandes diferenciais do modelo mais caro como o melhor isolamento acústico graças às pontas de silicone e o cancelamento de ruído ativo.
Nova Apple TV.
Também circulam há meses rumores sobre uma muito bem vinda nova geração do Apple TV. Seriam, supostamente, dois modelos em desenvolvimento pela Apple: uma versão mais simples equipada com chip A12 Bionic de 2019 e uma versão mais poderosa com chip A14X Bionic (versão melhorada do processador dos iPhone 12) com foco em jogos.
A nova geração do set-up-box também deve apresentar um novo controle remoto, como revelado pelo site 9to5mac no mês passado. Além disso, a versão mais poderosa da dupla seria apresentada com um controle dedicado para jogos, semelhante aos controles do Xbox e PlayStation, mas desenvolvido pela Apple.
Essa mesma versão com hardware superior poderia suportar jogos em resolução 4K com taxa de atualização de 120 Hz e, obviamente, todos os títulos do Apple Arcade seriam suportados, com jogos ainda mais exigentes sendo lançados nos próximos meses.
O atual modelo, o Apple TV 4K, foi lançado em setembro de 2017 (cerca de três anos e meio) e é equipado com o antigo processador Apple A10X Fusion, mesmo que equipou o iPad Pro de 2017, sendo uma versão melhorada do A10 presente no iPhone 7 e 7 Pro.
Apple Podcasts+.
Um rumor que surgiu na tarde de ontem por Peter Kafka revela que a Apple estaria preparando um serviço de assinatura para o Apple Podcasts, com anúncio acontecendo no próprio evento Spring Loaded.
Não existem grandes informações a respeito do que seria tal novidade, mas é seguro imaginar que assinantes teriam programas de podcasts exclusivos e que a assinatura pode ser inclusa no Apple One sem custo adicional (ou ainda ser inclusa já no Apple One, sem plano separado).
Capas de proteção para linha iPhone 12.
Houveram vazamentos a respeito de capas de proteção que não necessariamente devem ser apresentadas no evento, mas que devem ser vendidas nos dias após o Spring Loaded exclusivamente para os modelos da série iPhone 12.
A conta @MajinByOfficial revelou sete opções de capas: azul, amarelo e vermelho em tons vibrantes, roxo em um tom mais escuro e laranja, verde e azul em tons pasteis.
iMac de entrada com chip M1
Como disse no começo, o nome do evento traduzido para espanhol se tornou “Novidade de todas as cores” e vazamentos já mostraram que a Apple planeja anunciar um novo iMac com Silicon oferecendo design renovado inspirado no Pro Display XDR (com tela de qualidade inferior e hardware integrado, claro), e pelo menos cinco opções de cores: preto, prata, azul, verde e rosa. Mesmos tons do iPad Air.
Existem rumores a respeito de novos iMac com o processador sucessor do Apple M1, que deverá ser chamado de M1X, M1Z ou M2, mas acho muito pouco provável que um iMac seja revelado no evento de hoje com tal novo chipset. Assim, a única forma de entender e justificar um lançamento de iMac antes da WWDC é o modelo adotando o atual processador M1.
Segundo os rumores, este iMac de entrada adotaria um novo design com corpo quadrado, conectores no painel traseiro e display com bordas finas semelhante às do iPad Pro e iPad Air.
O modelo seria equipado pelo já citado processador M1 e, por não precisar de gerenciamento de energia (uma vez que o computador sempre ficará conectado à tomada) seria possível a Apple oferecer melhorias de desempenho para o iMac.
iPad mini de sexta geração?
E esta é a segunda incógnita do evento de hoje. Com a última atualização do iPad mini acontecendo em 2019, há quase dois anos, já é esperado que uma nova versão seja apresentada após tanto tempo.
Informações confiáveis do Ming-Chi Kuo e do Macotakara já revelaram que a Apple prepara uma nova geração do seu menor tablet para este ano, com a tela saltando de 7,9 polegadas para 8,4 polegadas.
O modelo não deve oferecer o mesmo design do iPad Pro e novo iPad Air, uma vez que continuaria com o Touch ID na borda inferior do display. Portanto, podemos imaginar uma evolução do atual iPad mini, mas com bordas um pouco mais finas, como o iPad Air de 3ª geração.
Onde assistir o evento da Apple?
O evento Spring Loaded de abril terá início às 14h (pelo horário de Brasília) e você pode assistir ao vivo pelo canal da Apple no YouTube (no player abaixo) ou no aplicativo da Apple TV em dispositivos compatíveis.