Novos Galaxy Buds 3 e Buds 3 Pro adotam design de haste similar aos AirPods da Apple, que resulta em melhorias no conforto, na estabilidade e na qualidade de áudio.
Ontem a Samsung anunciou seus novos Galaxy Buds 3 com uma drástica e inesperada mudança de design, abandonando o formato característico dos seus fones sem fio em prol de um visual muito (mas muito) similar ao dos AirPods. E a decisão da Samsung reforça minha opinião: os fones sem fio da Apple têm o design ideal.
Gosto do formato dos AirPods desde a estreia do primeiro modelo em 2016 – mesmo detestando o design aberto sem pontas de silicone. É mais fácil para controlar a reprodução de mídia e, diferente das versões da Samsung com superfície sensível ao toque, não há problemas com toques acidentais que sempre aconteciam quando eu tive o primeiro Galaxy Buds, especialmente na cama com a mão entre a orelha e o travesseiro.
Mesmo a introdução dos AirPods tendo sido extremamente controversa graças à remoção do conector P2 para fones de ouvido no iPhone 7, seu lançamento inaugurou uma nova era nos fones de ouvido Bluetooth e revolucionou o mercado, que até então oferecia basicamente opções com foco no mercado corporativo.
Com o anúncio dos novos Galaxy Buds 3, a Samsung abandona pela primeira vez seu design sem haste adotado desde 2019 que era adorado por muitos consumidores por se diferenciar da Apple.
E com a mudança, a Samsung confirma que o design dos AirPods são melhores. Isso porque durante o evento Unpacked, a Samsung fez as seguintes alegações para justificar o novo formato:
- Melhor conforto durante o uso
- Melhor estabilidade do fone na orelha
- Melhor qualidade de áudio em chamadas
Tudo isso está presente nos AirPods desde a primeira geração em um design nunca foi abandonado pela Apple, mas que foi sempre criticado pela Samsung.
Isso mostra como os times de marketing e de engenharia da gigante sul-coreana parecem não conversar entre si.
Em um dia, a Samsung zomba a Apple por usar entalhe no alto da tela de seus produtos, por remover o conector para fones e retirar carregador da caixa. Em outro, anuncia produtos com entalhe, remove o conector para fones e também o carregador da caixa (pelo menos esse último passou a ser oferecido de graça no Brasil).
Essas cutucadas na Apple não apenas mostram um alto nível de imaturidade da marca, mas também mostram como a própria Apple ainda cria tendências. Mesmo com tantas pessoas acreditando que a gigante de Cupertino não possui tamanha influência.
No geral, ao mesmo tempo que é decepcionante ver a falta de diversidade no segmento de fones de ouvido ao ver tantas imitações de AirPods, é interessante notar o que cada marca faz para se diferenciar.
A Nothing trouxe um impressionante design transparente para o Ear (1) que me conquistou logo de primeira, já a Samsung apostou em ângulos retos e um lindo acabamento na cor prateada que também me surpreendeu de cara.
Conheço muitas pessoas que amam o design dos Galaxy Buds 2, Buds 2 Pro e de seus antecessores por representarem uma ideia diferente daquela que foi exaustivamente copiada por tantas empresas após o lançamento dos primeiros AirPods.
E para essas pessoas, espero que a Samsung não abandone totalmente o visual antigo e continue vendendo futuras opções com o design tradicional da linha, nem que seja em uma eventual nova geração do Galaxy Buds FE.
De qualquer forma, uma coisa é inegável. Os AirPods têm o melhor design.
Encontrou um erro na matéria? Mande um e-mail para contato@eixoxyz.com.
Creative Commons — O texto deste artigo é de exclusividade do Eixo XYZ. A violação dos direitos é crime (Art. 184, Código Penal). Em caso de citação, mencione o nome site com endereço.
Comprando através de links neste artigo, você ajuda o Eixo XYZ com a manutenção do site e melhorias em equipamentos.