Usuários de iPhone que atualizaram para o iOS 17.5 reclamam que fotos deletadas há anos estão reaparecendo na galeria do dispositivo graças a um bug do iOS.
Usuários de iPhone que atualizaram para o iOS 17.5 reclamam que fotos deletadas há anos estão reaparecendo na galeria do dispositivo. Relatos feitos em postagens no Reddit e apontadas inicialmente pelo MacRumors detalham o que parece ser um erro pra lá de incômodo.
Uma das principais publicações, “O último update do iOS trouxe de volta algumas fotos que eu deletei em 2021”, destaca que ao enviar uma foto da galeria do iPhone, a imagem mais recente era de um nude tirado anos atrás quando a pessoa ainda era solteira.
“Eu me senti tão desconfortável”, diz a pessoa que fez a postagem, revelando que as fotos e imagens de trabalho de arte reapareceram também no iPad.
Latest iOS update has brought back some pictures I deleted in 2021
byu/Specialist-Fix8528 inios
Outro usuário descreveu o mesmo problema. “Eu tenho quatro fotos de 2010 que continuam reaparecendo como se fossem subidas para o iCloud. Eu deletei elas repetidas vezes.”
Além de fotos ressuscitadas, um usuário do Twitter compartilhou que após atualizar para o iOS 17.5 no iPhone XR, correios de voz que ouvidos e deletados apareceram novamente. “Antes da atualização eu tinha só um correio de voz não ouvido, mas agora eu tenho 26.”
Vários usuários inscritos em versões de testes do iOS 17 relataram o mesmo problema, mas ninguém sabe exatamente qual a razão do estranho bug.
Qual a razão do bug?
O The Verge cita que “isso pode ser mais inocente do que parece”, visto que dados nunca são apagados definitivamente até que sejam substituídos por 0s e 1s.
Se este for o caso, então as imagens deletadas há anos através do software não tiveram tempo de serem deletadas no armazenamento local do dispositivo, seja por pouco uso de armazenamento ou outros motivos.
E por isso um problema de código do iOS 17.5 pode ser responsável por escavar os códigos binários do passado e reformulá-los em arquivos novos.
Sendo também a razão pela quais estas “novas” velhas imagens aparecem como mais recentes da galeria e, automaticamente, são sincronizadas entre diferentes dispositivos que usam a mesma conta.
A Apple não comentou o caso até a publicação desta matéria.
Encontrou um erro na matéria? Mande um e-mail para contato@eixoxyz.com.
Creative Commons — O texto deste artigo é de exclusividade do Eixo XYZ. A violação dos direitos é crime (Art. 184, Código Penal). Em caso de citação, mencione o nome site com endereço.