Logitech MX Keys Mini: o meu novo teclado favorito
Para quem busca uma experiência de Mac em um teclado compacto que pode ser utilizado em vários dispositivos diferentes. Este é o MX Keys Mini da Logitech.
O MX Keys Mini se tornou o meu teclado favorito. Ele tem o tamanho ideal para o meu uso no dia a dia, é um excelente companheiro para o iPad por ser compacto e fácil de transportar na mochila, e ainda oferece uma experiência de digitação muito parecida com a do Magic Keyboard do iPad Pro (M4), que é uma das melhores que a Apple tem para oferecer.
Então, se você está na dúvida sobre se vale a pena investir nesse modelo, vou compartilhar todas as minhas impressões e te ajudar a decidir se ele é o teclado o seu próximo teclado.

Maravilhosamente mini
Quem acompanha meus conteúdos aqui no site ou lá no YouTube sabe que eu adoro equipamentos pequenos.
Tenho até hoje o iPhone 13 mini, o Mac Mini é meu computador favorito da Apple e ainda sonho em ter um iPad mini para uso pessoal. Então não chega a ser uma grande surpresa que eu tenha preferência por um teclado compacto.
A vantagem do MX Keys Mini é que ele ocupa muito menos espaço na mesa do que a versão tradicional MX Keys S e é muito mais fácil de carregar na mochila.
Para algumas pessoas, a ausência do teclado numérico pode ser um problema, mas isso nunca me incomodou. Prefiro um teclado menor, que deixa a mesa mais espaçosa e o mouse mais próximo, tornando a experiência de trabalho muito mais confortável.
Além disso, ele é bonito e muito bem construído. O corpo do teclado é feito de plástico rígido, com uma moldura metálica que dá resistência extra. Isso evita que ele pareça frágil ao digitar e impede barulhos indesejados.

Experiência de Mac
Eu uso o Magic Keyboard no iPad Pro (M4) e posso afirmar que a experiência de digitação no MX Keys Mini é muito parecida. As teclas oferecem um clique satisfatório que torna a digitação bastante prazerosa e só dá vontade de continuar escrevendo.
A Logitech me surpreendeu bastante aqui, especialmente saindo de um teclado mecânico barulhento que me estava me incomodando cada dia mais.
Além do design compacto e leve, o MX Keys Mini conta com teclas retroiluminadas que acendem automaticamente em ambientes escuros, conector USB-C para carregamento e teclas de atalho para Emoji, Ditado, Captura e Microfone.
Para quem está acostumado com os atalhos de um teclado para o Mac, pode sentir falta de algumas funções. Eu, por exemplo, senti falta dos botões de avançar e retroceder música, que uso o tempo todo no iPad. Mas entendo que esse espaço foi dedicado às teclas de pareamento, que facilitam muito a troca entre dispositivos.

Bateria e Iluminação
De acordo com a Logitech, a bateria do MX Keys Mini dura até 10 dias com a iluminação ativada e até 5 meses com a iluminação desligada.
Para o meu caso, eu acabei recarregando o teclado apenas uma vez no último mês que eu tenho usado ele e ainda restam 70% de bateria. E isso é realmente uma grande característica dele porque ninguém merece ficar tendo que lembrar de recarregar o teclado a cada semana.
Como meu uso é mais diurno, raramente preciso da iluminação das teclas, mas ela funciona bem e o nível de brilho chega a ser bastante elevado.
Minha única ressalva é que a iluminação poderia ser mais homogênea, já que algumas teclas, como “Delete” e os atalhos combinados para Mac e Windows, brilham um pouco menos no fim da tarde, quando começa a escurecer. Esse detalhe é mais perceptível na versão branca do teclado, onde o brilho deixa os símbolos e letras com a mesma cor das teclas e dificulta um pouco mais a visualização.
Mas dá pra contornar: é só aumentar ou diminuir o brilho e pronto.

Detalhes que fazem diferença
Um dos grandes destaques do MX Keys Mini é a facilidade de pareamento com múltiplos dispositivos.
Ele conta com três teclas dedicadas para alternar entre computador, tablet e celular de forma rápida e isso é especialmente útil quando eu uso o iPad conectado a um monitor ou quando trabalho fora de casa e não quero levar o Magic Keyboard comigo.
E para quem não quer investir em um teclado tão caro quanto o da Apple, ter uma alternativa mais barata que pode ser utilizada também no computador é uma ótima opção.
Algumas pessoas podem considerar o teclado um pouco pesado para um modelo compacto, mas, para mim, isso é uma vantagem. O peso extra dá uma sensação de robustez e durabilidade e, honestamente? Não compromete em nada a portabilidade na mochila.

Logi Options+
E uma coisa que eu recomendo muito que você faça é instalar o Logi Options+. O programa permite remapear algumas teclas de função, ajustar a iluminação e até mesmo configurar atalhos personalizados para diferentes aplicativos.
Mas apesar de muito prático, eu tenho presenciado dois problemas recorrentes:
1. Às vezes ele trava na tela de início e fica carregando indefinidamente, exigindo que eu tenha que reiniciar o Mac mini para voltar a funcionar.
2. Na maioria das vezes a tecla de emoji não funciona como deveria, e nem mesmo reiniciando o Mac eu consigo resolver o erro, o que faz dela pouquíssimo útil nas várias vezes que preciso utilizá-la.
Meu desejo e minha expectativa é que a Logitech resolva este problema em uma eventual nova atualização (e o quanto antes).

Keys Mini para Mac?
O MX Keys Mini tem duas versões: uma compatível com Windows e Mac (modelo que testei) e outra exclusiva para Mac. A principal diferença é que a versão para Mac possui um layout otimizado para o sistema da Apple.
No meu uso com o iPad, acabei percebendo que os atalhos de copiar, colar e cortar não funcionam como esperado, e o teclado acaba trocando o botão “Command” pelo botão “Option”.
Isso acaba me fazendo errar as teclas algumas vezes (quando estou usando no iPad), mas depois de duas ou três tentativas eu já me lembro de adaptar à mudança.
De qualquer forma, não tenho como recomendar a versão do Keys Mini para Mac por um grande motivo: ela não está disponível oficialmente no Brasil. E nem valeria a pena considerando que você pode fazer mais uso com a versão comum.

Um teclado que vale a pena
O MX Keys Mini conquistou meu setup por seu tamanho ideal, digitação excelente e ótima integração com o iPad. É um teclado silencioso e muito confortável para quem trabalha digitando o dia todo, especialmente se você divide espaço com outras pessoas.
O preço varia em torno de R$700, mas já encontrei por R$560 em algumas promoções. Sim, é um valor alto para um teclado sem fio, mas a qualidade de construção, a satisfação dos usuários e a durabilidade justificam o investimento.
A linha MX da Logitech é reconhecida por sua excelência. Tenho um mouse MX Master 3 desde 2021 e ele continua impecável mesmo depois de tanto tempo. E tenho certeza que o mesmo vai acontecer com o MX Keys Mini.
Se você está em busca de um teclado compacto, confortável, durável e de alta qualidade, essa é a minha grande recomendação. Você não vai se arrepender.
Encontrou um erro na matéria? Mande um e-mail para contato@eixoxyz.com.
Comprando pelo link deste artigo, você ajuda a manter o Eixo XYZ sem gastar nada a mais.
Creative Commons — O texto deste artigo é de exclusividade do Eixo XYZ. A violação dos direitos é crime (Art. 184, Código Penal). Em caso de citação, mencione o nome site com endereço.
Victor Carvalho é criador do Eixo XYZ, atua profissionalmente há mais de 7 anos como jornalista de tecnologia e escreveu para Canaltech, TudoCelular e Nextpit.